Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Loading in …3
×
1 of 37

Pirenópolis

0

Share

Download to read offline

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Pirenópolis

  1. 1. FUNDADA EM 07 DE OUTUBRO DE 1727 MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS “PIRI” Luzia 20-04-2012
  2. 2. Pirenópolis é um município histórico, sendo um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo português minerador Manoel Rodrigues Tomar (alguns historiadores denominaram-o como Manoel Rodrigues Tomás).
  3. 3. Pyrenópolis (ortografia arcaica), posteriormente Pirenópolis, significa "a Cidade dos Pireneus". Seu nome provém da serra que circunda a cidade que é a Serra dos Pireneus.
  4. 4. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
  5. 5. Palco das famosas cavalhadas e da Festa do Divino. As Cavalhadas de Pirenópolis é uma atividade que gira em torno de uma representação dramática equestre de uma luta entre Mouros e Cristãos pela soberania da Península Ibérica durante a Idade Média na Europa e são alegrados por centenas de mascarados, montados a cavalo ou não.
  6. 6. FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
  7. 7. MASCARADOS Usando roupas extravagantes e máscaras com cara de animais, Mais comumente boi e onça, montados a cavalos ou mesmo a pé
  8. 8. Os mascarados saem fazendo algazarra pelas ruas da cidade e dançando nas casa em que, para isso, são convidados, durante a festa das cavalhadas.
  9. 9. Sua origem também está ligada a Portugal, sendo uma manifestação religiosa e de alegria. Era uma maneira de espantar os maus espíritos
  10. 10. A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO É sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular de Pirenópolis. Esta intensa festa mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados.
  11. 11. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas. Assim é o Divino Espírito Santo.
  12. 12. As Pastorinhas
  13. 13. Os mascarados são figuras de suma importância na festa, Graças à sua beleza, evolução e o colorido de suas roupas.
  14. 14. MÚSEU DE ARTE SACRA
  15. 15. •A Folia do Divino - Comitiva religiosa que percorre casas e fazendas levando a Bandeira do Divino e recolhendo esmolas. •As Cavalhadas - Representação da luta medieval entre mouros e cristãos. •As Pastorinhas - Peça teatral com jovens moças que contam a história do nascimento de Jesus. ÉPOCA: Pentecostes (50 dias depois da páscoa). LOCAL:na cidade- Igreja, casa do Imperador, pelas ruas, casas,teatro,beira do rio. na zona rural- pousos de folia DURAÇÃO: Cerca de 23 dias SIGNIFICADO: Receber o Divino Espírito Santo e suas bênçãos, assim como os Apóstolos de cristo O receberam na festa de Pentecostes, distribuir esmolas e Alimentos.
  16. 16. Turismo TURISMO Atividade de grande relevância principalmente no âmbito urbano e que emprega boa parte desta população.
  17. 17. Os dados estatísticos oficiais são muito subdimensionados, ou mesmo nulos, devido ao grande índice de informalidade.
  18. 18. Em épocas de feriados, o aquecimento da economia é visível devido ao grande fluxo de visitantes,.
  19. 19. estendendo-se direta e indiretamente a todo o município e aos municípios vizinhos como Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás
  20. 20. Pirenópolis é um município histórico, do estado de Goiás. Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN
  21. 21. o município conta com um Centro Histórico belamente ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732).
  22. 22. CACHOEIRA DOS DRAGÕES
  23. 23. CACHOEIRA DAS ARARAS
  24. 24. CACHOEIRA USINA VELHA
  25. 25. CACHOEIRA SANTA MARIA
  26. 26. CACHOEIRA DA MEIA LUA
  27. 27. CACHOEIRA DO ABADE
  28. 28. CACHOEIRA DO LÁZARO
  29. 29. CACHOEIRA do BONSUcEsSO
  30. 30. CACHOEIRA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
  31. 31. GASTRONOMIA ALGUNS RESTAURANTES
  32. 32. BARES
  33. 33. POUSADAS E HOTEIS
  34. 34. POUSADA IMPERIAL
  35. 35. POR DO SOL EM PIRENÓPOLIS
  36. 36. PRODUÇÃO: LUZIA GABRIELE EMAIL: luziagabriele@hotmail.com IMAGENS: ARQUIVO PESSOAL E INTRNET MÚSICA: LUZES DA RIBALTA FONTE: GOOGLE DATA: 22 DE ABRIL DE 2012 “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”

×