SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 17
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Escola Municipal Presidente Castello Branco Projeto Tamar
Introdução O presente trabalho foi desenvolvido com embasamento na aprendizagem sócio-construtivista, que visa despertar o senso de investigação e fazer com que o aluno, além de buscar a informação, possa analisar e compreender a mesma. Trabalhamos o PROJETO TAMAR com os alunos do 4º Ano, em salas de aula e informatizada, realizamos a seleção dos animais marinhos, cada dupla escolheu o animal que despertou a sua curiosidade. Partimos para busca das informações, em livros e na internet. Valorizando a escrita espontânea dos alunos, na sala informatizada, utilizaram o processador de texto, para digitar as informações e colocar as imagens, com apresentação de dados relevantes do animal marinho. Profª Adriana da Silva 4ºAno C/2009
Sumário   O tubarão Branco..................................................01  Ostra......................................................................02 Golfinho................................................................03 Estrelas-Mar..........................................................04 Baleia Franca.........................................................05 Baleia Jubarte........................................................06 Tubarão Tigre........................................................07 Dragão-Marinho....................................................08 Peixe-boi da Amazônia.........................................09 Golfinho................................................................10 Peixe-Palhaço........................................................11 Os corais................................................................12 O Tubarão Martelo................................................13 Água Viva.............................................................14
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana  Alunos: Henrique e Jefferson  Turma: 4ª ano C    O Tubarão branco    O tubarão branco é naturalmente raro, gerando apenas um ou dois filhotes por vez.Tem uma das mais baixas taxas de procriação, entre os peixes. É perseguido tanto por aqueles que se orgulham de enfrentar um animal perigoso, como por aqueles que temem.    
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora:Adriana Alunos:Bruno  e  Fábio  4ºano C   Ostra   O nome da ostra é usado para um número de grupos diferentes de moluscos.As ostras verdadeiras pertencem à ordem Ostreoida. A ostra tem um corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As ostras têm uma forma curiosa de se defender.Quando um parasita invade seu copo ela libera uma substância chamada madrepérola que se cristaliza sobre o invasor impedido-o de se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola.
Escola Municipal Presidente Castelo Branco Professora: Adriana Aluna: Sabrina e Alan Turma 4º ano C  GOLFINHOS  Os golfinhos ou de deflim são animais mamíferos cetáceos pertencentes a família Delahinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, existem 37 espécies conhecidos de golfinhos dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
Escola Municipal Presidente  Castello Branco Prof°: Adriana da Silva. Alunos (a): Geovana Viertel Alves e Willian   Turma: 4° ano C   Estrelas-do-Mar    Como todos os caladicanicos as estrelas-do-mar são amais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando 5 pontas ocas chamadas braços. O animal consegue dobrar-se e girar os braços, quando seu corpo se encontra em espaços enrolares entre rochas e outros abrigos. Estes animais movem-se usando a retração e a desatenção dos seus pés ambulacrareos. A respiração do animal é braquial e sua reprodução é feita sobre tudo através da regeneração.   Para se alimentar lança o estômago para fora através da boca. É dotada de cistina de sentido digestivo completo, e o seu anus localiza-se na parte superior.
Escola Municipal Presidente Castello Branco.  Professora: Adriana Alunos: Nathalia Rhoth de Souza.  Luiz Felipe Marques da Silva  Turma: 4º C     Baleia Franca   As baleias franca são muito grandes, elas podem atingir mais de 17 metros de comprimento.Em Santa Catarina já foram encontradas baleias de mais de 18 metros que foram capturadas em Garopaba e Imbituba. Seu corpo é negro e arredondado, sem alerta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total.
Escola Municipal Presidente Castello branco  Professora: Adriana Alunos: Letícia e Gabriel  Serie:4º C      Baleia Jubarte     É chamada pelos cientistas de megapitera, quando uma Jubarte salta rompendo a tranqüilidade das águas é um espetáculo impressionante, elevando seu corpo para fora da águas por alguns segundos, ela parece querer vencer a gravidade alçar vôo. E neste momento suas longas nadadeiras peitorais que chegam a medir até 1/3 de seu comprimento, são visíveis.
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Aluno: Gustavo Tesluk Grande Higor Ferreira Bitencourt  Turma: 4ª C Tubarão Tigre  O tubarão tigre é um tubarão da família dos carcarrinídeos de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes  comuns no nordeste do Brasil. Chega medir até 6 m de comprimentos, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variado. De cinza-amarronzado com manchas escuras verticais, dentes triangular como de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provem das riscas pretas aos longos das costas. O tubarão tigre é um predador notável de coisas. No seu estômago já foram encontradas botas, latas, e outras coisas indigestas.
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunos: Carlos e Thalles Turma: 4º ano “C”   O dragão-marinho   (Phyllopteryx taeniolatus) pertence à mesma família do cavalo-marinho sendo os dois um pouco semelhantes.Este mestre da camuflagem desliza graciosamente em algas superficiais, junto a bancos de algas e a pradarias de erva marinha. Estes animais de grande beleza são muito sensíveis e estão sujeitos a poluição e a captura excessiva. Por esta razão são protegidos por lei. O dragão-marinho pode atingir até 45 cm de comprimento e possui elaborados apêndices permanentes em forma de folha que utiliza para se camuflar nas algas. Ele não tem escamas, mas é revestido por diversas placas ósseas, esta armadura é bastante eficaz na proteção contra os predadores .
9 Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunos: Marina e Matheus.  Série: 4º ano ‘C’ Peixe-Boi-da-Amazônia: O peixe-Boi-da-Amazônia é um mamífero da família dos triquecídeos que, como seu próprio nome indica, é encontrado em rios e lagoas da bacia amazônica. Pode chegar a medir até 2 metros e 8 cm de comprimento, possuindo um corpo cinzento e uma grande mancha esbranquiçada no peito. É o menor peixe boi existente no mundo, pesando 450 Kg. Seu couro cinza escuro é extremamente grosso e resistente. A maioria dos indivíduos tem uma mancha na região ventral. Esta característica, juntamente com a ausência de unhas nas nadadeiras peitorais, ajuda a distingui-lo do Peixe-Boi-Marinho e do Peixe-Boi-Africano. O Peixe-Boi-da-Amazonia é também o único que vive exclusivamente em água doce, podendo ser encontrado em todos os rios da bacia amazônica .
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana da Silva. Aluna: Julia Helena Gabriela Batista.  Turma: 4º ano C   G olfinho Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é, ele é um mamífero, assim como a baleia.  Habitat natural: os oceanos e mares de todo mundo, perto ou longe do continente.  Hábitos alimentares: come peixes e lulas. Tamanho: de 1,5 á 3,5 metros de comprimento. Peso: até 110 kg. Período de gestação: 10 á 11 meses. Filhotes: nascem com pouco menos de 1 metro e são amamentados por pelo menos 14 meses. a fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos . Tempo de vida: 20 a  35 anos  A pesca de golfinho é proibida desde 1988.
Escola Municipal Castello Branco Professora: Adriana Aluna: Anna Helena Gonçalves e Ana Julia.  Turma: 4º ano C   O peixe Palhaço O peixe-palhaço é encantador, colorido e desajeitado  por isso o nome dele é peixe-palhaço.   O colorido do seu corpo chama  atenção . Pode se dizer que é um peixe exótico, cuja cor é laranja com tiras brancas ou azuis. Seu habitat natural é as águas tropicais. Esse simpático peixinho mede cerca de 5 centímetros e pesam no máximo 150 gramas.  Pequenino no tamanho, mas exuberante na vibração de suas cores, o peixe-palhaço se alimenta de minhocas. Os peixe-palhaço possuem a capacidade de mudar de sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ele nasce macho e podem transformar-se em fêmeas ou não.  
Professora: Adriana. Aluna: Milena e Thalita.  Turma: 4ªC Escola Municipal Presidente Castello Branco. Professora: Adriana. Aluna: Milena e Thalita.  Turma: 4ªC   Os corais   Coral ou recife de corais ou ainda anthozoais são animais cnidários. Os corais constituem colônias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grande dimensão que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinária. O maior recife de corais vivo encontra-se na Grande Barreira de coral, na costa da Queensland, Austrália. Ele também é considerado o maior indivíduo vivo da terra. Porém, devido a poluição e aquecimento marinho, está morrendo. A maioria dos corais desenvolven-se em águas frias, como largo na Noruega.
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Turma 4º Ano C Alunos: Guilherme e Sidney   O Tubarão Martelo   É um gênero de tubarão, característico pelas projeções existente ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. O tubarão-Martelo e um predador agressivo que consome peixes, cefalópodes, raia e outros tubarões. Ocorre em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental. São animais gregários que se deslocam.
Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunas: Larissa e Rayssa Turma: 4º ano C Água viva A água viva é provavelmente uma das criaturas mais estranhas e misteriosas que você poderá encontrar. Com seu corpo gelatinoso seus tentáculos bamboleantes, ela se parece mais com algo de um filme de verdade. Mas se conseguir deixar a estranheza de lado, e o fato de que se você chegar muito perto de uma(água-viva)terá uma ardência terrível e irá descobrir que ela é muito fascinante. A( água-viva) existe há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies de preferência, sendo que nossas espécies são descobertas a todo o momento. Variam de tamanho, podendo medir de menos de 2,5 com a cerca de 2m, com tentáculos chegando até 30,5 de comprimento.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar
21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar
21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagarGiselly2
 
Fauna e flora em crestuma
Fauna e flora em crestumaFauna e flora em crestuma
Fauna e flora em crestumabibliotecadm
 
Apresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoApresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoMara Almeida
 
Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog
Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog
Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog Maria Costa
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinçãoModeradora
 
Power point animais_marinhos
Power point animais_marinhosPower point animais_marinhos
Power point animais_marinhosBeatriz Painho
 
Apres peixes para blog
Apres peixes para blogApres peixes para blog
Apres peixes para blogecolealcamara
 
Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02
Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02
Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02suellen costa
 
Animais marinhos
Animais marinhosAnimais marinhos
Animais marinhosproflorena
 

Was ist angesagt? (15)

Placodermos
PlacodermosPlacodermos
Placodermos
 
21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar
21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar
21 por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar
 
Fauna e flora em crestuma
Fauna e flora em crestumaFauna e flora em crestuma
Fauna e flora em crestuma
 
Criando um monstro
Criando um monstroCriando um monstro
Criando um monstro
 
Tubarão 2º c II
Tubarão 2º c IITubarão 2º c II
Tubarão 2º c II
 
Apresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoApresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de Recurso
 
Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog
Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog
Animais marinhos em vias de extinção 6ºe prof fátima alves blog
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 
Power point animais_marinhos
Power point animais_marinhosPower point animais_marinhos
Power point animais_marinhos
 
Monstros abissais -3º B
Monstros abissais -3º BMonstros abissais -3º B
Monstros abissais -3º B
 
9658355
96583559658355
9658355
 
Apres peixes para blog
Apres peixes para blogApres peixes para blog
Apres peixes para blog
 
Animais
AnimaisAnimais
Animais
 
Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02
Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02
Filoartrpodes05 crustceos-classificao-140515173704-phpapp02
 
Animais marinhos
Animais marinhosAnimais marinhos
Animais marinhos
 

Ähnlich wie Projeto Tamar

Ähnlich wie Projeto Tamar (20)

O golfinho - o meu animal favorito
O golfinho - o meu animal favoritoO golfinho - o meu animal favorito
O golfinho - o meu animal favorito
 
Peixes exóticos
Peixes exóticosPeixes exóticos
Peixes exóticos
 
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOAnimais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
 
Animais marinhos
Animais marinhosAnimais marinhos
Animais marinhos
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPia
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPia
 
Ap
ApAp
Ap
 
Ap
ApAp
Ap
 
Jacarés
JacarésJacarés
Jacarés
 
Especialidade de tubarões
Especialidade de tubarõesEspecialidade de tubarões
Especialidade de tubarões
 
Animais em extinçao 2
Animais em extinçao 2Animais em extinçao 2
Animais em extinçao 2
 
Tartarugas das Galápagos
Tartarugas das GalápagosTartarugas das Galápagos
Tartarugas das Galápagos
 
Tartarugas marinhas
Tartarugas marinhasTartarugas marinhas
Tartarugas marinhas
 
A Mãe Natureza
A Mãe NaturezaA Mãe Natureza
A Mãe Natureza
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 
Jogo5Giros
Jogo5GirosJogo5Giros
Jogo5Giros
 
Jogo5giros
Jogo5girosJogo5giros
Jogo5giros
 
Gabriel e Ingredi 4ºc
Gabriel  e  Ingredi 4ºcGabriel  e  Ingredi 4ºc
Gabriel e Ingredi 4ºc
 
Taina e Andressa 4ºc
Taina e Andressa 4ºcTaina e Andressa 4ºc
Taina e Andressa 4ºc
 
Lavinia E Bruna
Lavinia E BrunaLavinia E Bruna
Lavinia E Bruna
 

Kürzlich hochgeladen

Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Colaborar Educacional
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxLuzia Gabriele
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024gilmaraoliveira0612
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .WAGNERJESUSDACUNHA
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)profesfrancleite
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino FilosofiaLucliaResende1
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfEBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfIBEE5
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING Mary Alvarenga
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...Colaborar Educacional
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024
 
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
 
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
 
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfEBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 

Projeto Tamar

  • 1. Escola Municipal Presidente Castello Branco Projeto Tamar
  • 2. Introdução O presente trabalho foi desenvolvido com embasamento na aprendizagem sócio-construtivista, que visa despertar o senso de investigação e fazer com que o aluno, além de buscar a informação, possa analisar e compreender a mesma. Trabalhamos o PROJETO TAMAR com os alunos do 4º Ano, em salas de aula e informatizada, realizamos a seleção dos animais marinhos, cada dupla escolheu o animal que despertou a sua curiosidade. Partimos para busca das informações, em livros e na internet. Valorizando a escrita espontânea dos alunos, na sala informatizada, utilizaram o processador de texto, para digitar as informações e colocar as imagens, com apresentação de dados relevantes do animal marinho. Profª Adriana da Silva 4ºAno C/2009
  • 3. Sumário   O tubarão Branco..................................................01 Ostra......................................................................02 Golfinho................................................................03 Estrelas-Mar..........................................................04 Baleia Franca.........................................................05 Baleia Jubarte........................................................06 Tubarão Tigre........................................................07 Dragão-Marinho....................................................08 Peixe-boi da Amazônia.........................................09 Golfinho................................................................10 Peixe-Palhaço........................................................11 Os corais................................................................12 O Tubarão Martelo................................................13 Água Viva.............................................................14
  • 4. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunos: Henrique e Jefferson Turma: 4ª ano C   O Tubarão branco    O tubarão branco é naturalmente raro, gerando apenas um ou dois filhotes por vez.Tem uma das mais baixas taxas de procriação, entre os peixes. É perseguido tanto por aqueles que se orgulham de enfrentar um animal perigoso, como por aqueles que temem.    
  • 5. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora:Adriana Alunos:Bruno e Fábio 4ºano C   Ostra   O nome da ostra é usado para um número de grupos diferentes de moluscos.As ostras verdadeiras pertencem à ordem Ostreoida. A ostra tem um corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As ostras têm uma forma curiosa de se defender.Quando um parasita invade seu copo ela libera uma substância chamada madrepérola que se cristaliza sobre o invasor impedido-o de se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola.
  • 6. Escola Municipal Presidente Castelo Branco Professora: Adriana Aluna: Sabrina e Alan Turma 4º ano C GOLFINHOS Os golfinhos ou de deflim são animais mamíferos cetáceos pertencentes a família Delahinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, existem 37 espécies conhecidos de golfinhos dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
  • 7. Escola Municipal Presidente Castello Branco Prof°: Adriana da Silva. Alunos (a): Geovana Viertel Alves e Willian Turma: 4° ano C   Estrelas-do-Mar   Como todos os caladicanicos as estrelas-do-mar são amais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando 5 pontas ocas chamadas braços. O animal consegue dobrar-se e girar os braços, quando seu corpo se encontra em espaços enrolares entre rochas e outros abrigos. Estes animais movem-se usando a retração e a desatenção dos seus pés ambulacrareos. A respiração do animal é braquial e sua reprodução é feita sobre tudo através da regeneração. Para se alimentar lança o estômago para fora através da boca. É dotada de cistina de sentido digestivo completo, e o seu anus localiza-se na parte superior.
  • 8. Escola Municipal Presidente Castello Branco. Professora: Adriana Alunos: Nathalia Rhoth de Souza. Luiz Felipe Marques da Silva Turma: 4º C     Baleia Franca   As baleias franca são muito grandes, elas podem atingir mais de 17 metros de comprimento.Em Santa Catarina já foram encontradas baleias de mais de 18 metros que foram capturadas em Garopaba e Imbituba. Seu corpo é negro e arredondado, sem alerta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total.
  • 9. Escola Municipal Presidente Castello branco Professora: Adriana Alunos: Letícia e Gabriel Serie:4º C     Baleia Jubarte     É chamada pelos cientistas de megapitera, quando uma Jubarte salta rompendo a tranqüilidade das águas é um espetáculo impressionante, elevando seu corpo para fora da águas por alguns segundos, ela parece querer vencer a gravidade alçar vôo. E neste momento suas longas nadadeiras peitorais que chegam a medir até 1/3 de seu comprimento, são visíveis.
  • 10. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Aluno: Gustavo Tesluk Grande Higor Ferreira Bitencourt Turma: 4ª C Tubarão Tigre  O tubarão tigre é um tubarão da família dos carcarrinídeos de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes comuns no nordeste do Brasil. Chega medir até 6 m de comprimentos, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variado. De cinza-amarronzado com manchas escuras verticais, dentes triangular como de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provem das riscas pretas aos longos das costas. O tubarão tigre é um predador notável de coisas. No seu estômago já foram encontradas botas, latas, e outras coisas indigestas.
  • 11. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunos: Carlos e Thalles Turma: 4º ano “C”   O dragão-marinho   (Phyllopteryx taeniolatus) pertence à mesma família do cavalo-marinho sendo os dois um pouco semelhantes.Este mestre da camuflagem desliza graciosamente em algas superficiais, junto a bancos de algas e a pradarias de erva marinha. Estes animais de grande beleza são muito sensíveis e estão sujeitos a poluição e a captura excessiva. Por esta razão são protegidos por lei. O dragão-marinho pode atingir até 45 cm de comprimento e possui elaborados apêndices permanentes em forma de folha que utiliza para se camuflar nas algas. Ele não tem escamas, mas é revestido por diversas placas ósseas, esta armadura é bastante eficaz na proteção contra os predadores .
  • 12. 9 Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunos: Marina e Matheus. Série: 4º ano ‘C’ Peixe-Boi-da-Amazônia: O peixe-Boi-da-Amazônia é um mamífero da família dos triquecídeos que, como seu próprio nome indica, é encontrado em rios e lagoas da bacia amazônica. Pode chegar a medir até 2 metros e 8 cm de comprimento, possuindo um corpo cinzento e uma grande mancha esbranquiçada no peito. É o menor peixe boi existente no mundo, pesando 450 Kg. Seu couro cinza escuro é extremamente grosso e resistente. A maioria dos indivíduos tem uma mancha na região ventral. Esta característica, juntamente com a ausência de unhas nas nadadeiras peitorais, ajuda a distingui-lo do Peixe-Boi-Marinho e do Peixe-Boi-Africano. O Peixe-Boi-da-Amazonia é também o único que vive exclusivamente em água doce, podendo ser encontrado em todos os rios da bacia amazônica .
  • 13. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana da Silva. Aluna: Julia Helena Gabriela Batista. Turma: 4º ano C G olfinho Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é, ele é um mamífero, assim como a baleia. Habitat natural: os oceanos e mares de todo mundo, perto ou longe do continente. Hábitos alimentares: come peixes e lulas. Tamanho: de 1,5 á 3,5 metros de comprimento. Peso: até 110 kg. Período de gestação: 10 á 11 meses. Filhotes: nascem com pouco menos de 1 metro e são amamentados por pelo menos 14 meses. a fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos . Tempo de vida: 20 a 35 anos A pesca de golfinho é proibida desde 1988.
  • 14. Escola Municipal Castello Branco Professora: Adriana Aluna: Anna Helena Gonçalves e Ana Julia. Turma: 4º ano C   O peixe Palhaço O peixe-palhaço é encantador, colorido e desajeitado por isso o nome dele é peixe-palhaço. O colorido do seu corpo chama atenção . Pode se dizer que é um peixe exótico, cuja cor é laranja com tiras brancas ou azuis. Seu habitat natural é as águas tropicais. Esse simpático peixinho mede cerca de 5 centímetros e pesam no máximo 150 gramas. Pequenino no tamanho, mas exuberante na vibração de suas cores, o peixe-palhaço se alimenta de minhocas. Os peixe-palhaço possuem a capacidade de mudar de sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ele nasce macho e podem transformar-se em fêmeas ou não.  
  • 15. Professora: Adriana. Aluna: Milena e Thalita. Turma: 4ªC Escola Municipal Presidente Castello Branco. Professora: Adriana. Aluna: Milena e Thalita. Turma: 4ªC Os corais   Coral ou recife de corais ou ainda anthozoais são animais cnidários. Os corais constituem colônias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grande dimensão que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinária. O maior recife de corais vivo encontra-se na Grande Barreira de coral, na costa da Queensland, Austrália. Ele também é considerado o maior indivíduo vivo da terra. Porém, devido a poluição e aquecimento marinho, está morrendo. A maioria dos corais desenvolven-se em águas frias, como largo na Noruega.
  • 16. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Turma 4º Ano C Alunos: Guilherme e Sidney   O Tubarão Martelo   É um gênero de tubarão, característico pelas projeções existente ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. O tubarão-Martelo e um predador agressivo que consome peixes, cefalópodes, raia e outros tubarões. Ocorre em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental. São animais gregários que se deslocam.
  • 17. Escola Municipal Presidente Castello Branco Professora: Adriana Alunas: Larissa e Rayssa Turma: 4º ano C Água viva A água viva é provavelmente uma das criaturas mais estranhas e misteriosas que você poderá encontrar. Com seu corpo gelatinoso seus tentáculos bamboleantes, ela se parece mais com algo de um filme de verdade. Mas se conseguir deixar a estranheza de lado, e o fato de que se você chegar muito perto de uma(água-viva)terá uma ardência terrível e irá descobrir que ela é muito fascinante. A( água-viva) existe há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies de preferência, sendo que nossas espécies são descobertas a todo o momento. Variam de tamanho, podendo medir de menos de 2,5 com a cerca de 2m, com tentáculos chegando até 30,5 de comprimento.