Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Literatura inglesa
Literatura inglesa
Loading in …3
×
1 of 16

Literatura inglesa i 4a aula 03 de setembro

2

Share

Download to read offline

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Literatura inglesa i 4a aula 03 de setembro

  1. 1. Prof. Adriana Sales Zardini Literatura Inglesa 1 Aula 04
  2. 2. Período compreendido entre os anos de 1066 a 1500. Marcado pela: - chegada dos Normandos - produção de Geoffrey Chaucer
  3. 3. A chegada dos Normandos - Quando os Normandos conquistaram a Inglaterra, em 1066, o país sofreu algumas transformações. - Nesse período o inglês e o francês eram as línguas faladas no território. - Apesar de muitas pessoas serem bilíngues, o Inglês ainda era a língua oficial.
  4. 4. Características do período - Nessa época o francês exerceu grande influência na língua Inglesa. - Alguns dialetos celtas e normandos também influenciaram a língua. - Com a integração das línguas normandas ao inglês, a língua sofreu grandes mudanças estruturais, passando a ser chamada de Old English para Middle English. Como os anglo-normandos não vingaram, o inglês se manteve como língua oficial. - Chaucer é o autor mais famoso da época, com destaque para a obra: The Canterbury Tales
  5. 5. Características do período - Os normandos na Inglaterra criaram uma literatura que não era nem uma coisa nem outra – nem uma autêntica literatura inglesa nem uma autêntica literatura francesa. - Como estavam distantes da França, vivendo na Inglaterra, acabaram perdendo o francês puro e a flexibilidade da língua. - Além disso, os anglo-saxões que tentaram usar a língua dos normandos, não foram muito foram muito hábeis. Dando lugar ao latin, que passou a ser dominante.
  6. 6. O rei Artur
  7. 7. O rei Artur - Figuras históricas começaram a aparecer nos textos latinos da Inglaterra, logo depois da conquista Normanda. - Um herói, bem maior que qualquer outro da Grécia ou Roma, emerge na figura de Rei Artur. - Interessante observar que Rei Artur pertence à mitologia de uam raça – os galeses ou antênticos bretões – que os anglo-saxões expulsaram da Inglaterra e os normandos, invadindo suas fronteiras, esmagaram com mão de ferro.
  8. 8. O rei Artur - O mito do Rei Artur continua forte como antes, como podemos observar em adaptações para o cinema e a TV.
  9. 9. Robin Hood - Surge também como mito – mas não tão poderoso quanto Artur. Com seus seguidores – os fora da lei, que não aceitaram o domínio normando, vivendo nas florestas da Inglaterra.
  10. 10. The Canterbury Tales
  11. 11. Os contos de Canterbury - The Canterbury Tales (Os Contos da Cantuária, ou Os Contos de Canterbury, em inglês) é uma coleção de histórias (duas delas em prosa, e outras vinte e duas em verso) escritas a partir de 1387 por Geoffrey Chaucer, considerado um dos consolidadores da língua inglesa.
  12. 12. Os contos de Canterbury - Na obra, cada conto é narrado por um peregrino de um grupo que realiza uma viagem desde Southwark (Londres) à Catedral de Cantuária para visitar o túmulo de São Thomas Becket. A estrutura geral é inspirada no Decamerão, de Boccaccio.
  13. 13. Os contos de Canterbury - A coleção de personagens dos Contos da Cantuária é muito rica, com representantes de todas as classes sociais, e os temas são igualmente variados. Os contos são recheados de acontecimentos curiosos, passagens pitorescas, citações clássicas, ensinamentos morais, relacionados à vida e aos costumes do século XIV na Inglaterra. - Escrita em inglês médio, a obra foi importante na consolidação deste idioma como língua literária em substituição ao francês e ao latim, ainda utilizados na época de Chaucer em preferência ao inglês.
  14. 14. Os contos de Canterbury Versão original: Whan that Aprille with his shoures swote The droghte of Marche hath perced to the rote Versão em inglês moderno: When April with his sweet showers has struck to the roots the dryness of March… Tradução livre em português: Quando abril, com suas doces chuvas, atingiu as raízes da secura de março…
  15. 15. Várias adaptações - Desenho animado - Versão moderna - Áudio livro (em inglês) - Descrição detalhada (em inglês)
  16. 16. Referências • As contribuições de Chaucer para a literatura e a história - http://www.revistafenix.pro.br/PDF11/Dossie.artigo.3_Marcia.Maria.de.Medeir os.pdf • Os contos de Cantebury – versão em língua portuguesa, tradução de Paulo Vizioli http://www.dle.ufms.br/daniel/literature/Os_Contos_de_Cantuaria.pdf • UFGRS – versão em português - http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/chaucer/index03.html • Tradução para inglês moderno • http://libri.freenfo.net/3/3024013.html • Outro fontes (em inglês) http://machias.edu/faculty/necastro/chaucer/ct/

×